domingo, 10 de junho de 2012

ERNANI AGUIAR - Informações




Ernani Aguiar


Ernani Henrique Chaves Aguiar nasceu em 1950, no Rio de Janeiro, e é um dos musicistas de maior atividade atualmente no Brasil, como compositor, regente, professor e pesquisador. 

Estudou no Brasil com Paulina d'Ambrosio e Santino Parpinelli (violino e viola), César Guerra-Peixe (composição) e Carlos Alberto Pinto Fonseca (regência). No conservatório "Cherubini" de Firenze (Itália), estudou com Roberto Michelucci (violino), Annibale Gianuario (regência) e Franco Rossi (música de câmara). Fez cursos de aperfeiçoamenro em regência com Adone Zecchi e Giuseppe Montanari, na Itália e, na Alemanha, com Sergiu Celibidache. 

Em 1970, aperfeiçoou-se em música de câmara no Mozarteum de Buenos Aires, Argentina. No ano seguinte, fez cursos de harmonia e canto coral na Escola de Música Santa cecília em Petrópolis, Em 1974 e 1975, freqüentou o Curso Nacional de Canto Coral em Ravena, Itália.

Foi o primeiro estrangeiro, após dois séculos e o único da América a reger o Grande Coral da Catedral de Firenze e, na mesma cidade, recebeu o título de "Maestro de Capela", em S. Maria a Peretola. 

Atualmente, desde 1987, é professor de regência da Escola de Música da UFRJ e do Instituto Villa-Lobos da Universidade do Rio de Janeiro. Também ministra cursos de regência no Brasil e no exterior. Entre 1982 e 1985, foi coordenador dos projetos "Orquestras" e "Espiral" da Funarte 

Em 1993, foi eleito para a Academia Brasileira de Música, sodalício máximo da arte musical no país, onde ocupa a Cadeira no. 4, cujo patrono é o compositor Lobo de Mesquita. Recebeu também o título de Cidadão Benemérito do RJ. 

Como pesquisador, tem sua atenção totalmente dirigida para a música brasileira do período colonial, revisando, encontrando partituras e apresentando-as. Integra as equipes de pesquisa "Curt Lange" e "Person de Mattos". 

Como compositor, escreveu obras para coro "a capela", orquestra, coro e orquestra, voz e acompanhamento, para instrumentos "solo" e em grupos diversos. Suas composições têm obtido expressivo sucesso no Brasil e no exterior, com significativo número de apresentações, gravações e edições. 

Destacam-se, entre suas composições, as séries de Motetinos para coro, as peças para instrumento "solo", intituladas Meloritmias, o Duo para Violino e Violoncelo, a Sinfonieta Prima para orquestra, a cantata O Menino Maluquinho para coro infantil e orquestra, sobre o famoso texto de Ziraldo, cujo sucesso causou a criação de uma ópera com o mesmo nome e libreto do próprio Ziraldo, além dos polêmicos Cantos Sacros para Orixás para coro e grande orquestra.. É compositor da peça brasileira mais tocada: Quatro Momentos no. 3, que já foi interpretada por mais de setenta orquestras, com várias gravações. Também seu Psalmus CL é a peça coral brasileira mais cantada nos Estados Unidos

Sua atividade de regente destaca-se pela busca de repertório desconhecido: é responsável por quase duas centenas de apresentações em primeira audição, no Brasil, de obras de autores estrangeiros de todas es épocas e tendências. Regeu quase uma centena de obras de compositores brasileiros em estréia mundial. 

Dentre suas gravações como regente, destaca-se a ópera Colombo de Carlos Gomes, à frente de solistas, corais e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFF-RJ. Esta gravação recebeu o prêmio de "Melhor CD de Música Erudita" da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1998 e o "Prêmio Sharp" em 1999. 

No ano 2000, recebeu o prêmio "Açorianos" de música, pelo CD Novenas, com o Coral Porto Alegre, solistas e orquestra, com obras inéditas de José Maurício. 

Obras 

Música dramática 

- O menino maluquinho - ópera - 1993 

Música orquestral 

- Cantata de Natal, para coro e orquestra 
- Cantata O menino maluquinho, para coro e orquestra - 1989 
- Cantos sacros para orixás, para coro e orquestra - 1994 
- Sinfonietta prima, para orquestra sinfônica - 1990 

Música de câmara 

- Violoncelada, para oito violoncelos - 1993 

Música instrumental 

- Bifonia nº 1 e nº 2, para flauta e fagote 
- Duo, para violino e cello - 1986 
- Melorritmias, para flauta 
- Miniaturas, para clarineta e piano 
- Sonatina, para piano 
- Toques de cabocolinhos, para piano 
- Três peças, para trompete e piano - 1971 

Música vocal 

- Cantilena, para coro "a capella" 
- Danças, para barítono e cordas - 1993 
- Falai de Deus, para coro "a capella" 
- Missa Brevis II in honorem S. Francisci Assisiensis, para coro "a capella" 
- O sacrum convivium, para coro misto "a capella" 
- Oração de São Francisco, para coro misto "a capella" 
- Psalmus CL, para coro "a capella" 
- Refrão, para coro misto "a capella" 
- Sacipererê, para coro infantil "a capella" 
- Venid, para coro "a capella" 

CDs 

- Quatro momentos nº 3 - 1994 
- Trilhas 
- Lembranças da música do Brasil 

*.*

(Extraído da matéria "Partituras para coro a capela de Ernani Aguiar"
 de Qua, 22 de Setembro de 2010 - na página 
Escola de Música da UFRJ)

Um comentário:

  1. Maestro Ernani Aguiar, a Fundação Scheffel gostaria de ter o seu endereço para enviar um exemplar da publicação Scheffel por Ele Mesmo, lançada em 2013.Nossos contatos: museuscheffel@yaho.com.br ou 51-35936233

    ResponderExcluir